#04 análise conceitual + metodologias visuais de Gillian Rose

oliverthi_analise_conceitual_metodologias_visuais_Gillan_Rose

mroliver_logo_b

o que você vê?

mroliver_logo_b

exatamente isso… o quê?
nas aulas de Arte e Cultura Visual (com minha querida professora, Sofia Dias, cá no mestrado), a tarefa da vez foi apenas selecionar uma imagem para analisarmos.
mas analisarmos bem profundamente muitos conceitos, através de pilares e metodologias visuais, conceitualizadas por Gillian Rose! #ui

mas para iniciar, apenas as 3 primeiras: composição (GE), sociologia (CA) e a semiótica (S).
e eu escolhi uma foto minha, que repercutiu muito pela internet no instagram, tamanho gosto de todos por ela (e confesso que por mim também).
então, segura essa! #risos

 

minha análise

uma cor forte e impactante é o ponto principal a ser observado, e que contrasta com a cor predominante dos objetos apresentados (tons naturais).
a simplicidade na imagem é percebida, com pequenos detalhes de cores (as pontas dos lápis de cor), e o contrate entre a assimetria na ordem dos objetos internos e a simetria no contexto total da fotografia (uma imagem circular central em um fundo neutro e colorido).

o contraste também é percebido pelas sombras: suave ao redor, transmitindo conforto, e duras nos elementos centrais (no interior da caixa arredondada).
e principalmente, a gestalt causada ao observar a imagem – a sensação de movimento (para a direita).

estes são os principais pontos de composição da fotografia (God Eye) que mantém a simplicidade como principal conceito estético de criação, porém com muitas interpretações.
entitulada de Moviment of Colors (Movimento das Cores), a fotografia tem a simples tarefa de provocar o imaginário, trazendo movimento visual ao observar, de forma infinita, um tanto quanto hipnotizante.

 

oliverthi_analise_conceitual_metodologias_visuais_Gillan_Rose_conceitos

 

a cor intensa – o vermelho – traz sentimentos de calor e inquietude, que constrasta com os objetos centrais, com cores mais amenas e confortáveis – o marrom claro / bege da madeira.
é interessante analisar que a sensação e percepção de tais sentidos é percebida por quem observa de formas diferentes: há quem goste de ficar “hipnotizado”a olhar para a fotografia, como há quem sente-se intensamente incomodado ao olhá-la.

de forma mais lúdica e imaginativa, muitas imagens mentais no conceito cultural podem vir ao pensamento: o globo terreste em uma órbita descontruída de um Universo; um relógio; as diferenças entre as pessoas no mundo (as cores diferentes); lembranças da educação, da infância; ou simplesmente um pequeno detalhe do dia-a-dia que pode, muitas vezes, passar despercebido.
como sabemos, o belo é relativo, mas a imagem produzida provoca o simples olhar mais profundo no movimento que as cores causam ao olhar.

 

oliverthi_Gillian_rose_Visual_Methodologies

metodologias visuais

de forma bem resumida, vamos conversar sobre essas tais “metodologias visuais”, descritas por Gillian Rose.
elas são algumas tantas, e se desmembram, que a gente ficaria até o próximo ano falando #prontoFalei
então vou resumir procê!

basicamente são 8:
• composição (GE): luz, cor, forma, gestalt, ordem, etc.
• sociologia (CA): o que achas que estás a ver
• semiótica (S): compreensão lingüística, do que é compreendido ao ver
• psicanálise (P): como você sente, o belo (ou o que é…)
• discurso (DA): o que está sendo dito
• audiência (AS): para quem é
• contexto antropológico (AA): em que época, situação, etc está acontecendo
• fotografia (PHOT): uma ferramenta como parte da produção

no final das contas, acho que o mais importante a se ter em mente, de forma consciente é que nós sempre procuramos o simplificado e tendemos a agrupar e criar padrões, por isso adoramos tudo o que é organizado. #ficadica

e por fim, uma provocação:

 

“o belo é coletivo? uma ideia criada em grupos?
ou algo totalmente individual?

 

 

com carinho,
oliverthi_

oliverthi_yuri_lisboa

oliverthi_oculos_BK

quer receber cartinhas virtuais de surpresa?

então, manda bala!
e relaxa, eu não vou lotar sua caixa de e-mails ¬¬

seu nome

seu e-mail

comente a vontade :D

pessoas falando <3