o que é um cão de apoio emocional (ESAN)?

oliverthi_oque_e_um_cao_de_apoio_emocional_ESAN_cao_terapeuta

desde que o Yuri, meu pet-filho-melhor-amigo-cãopanheiro apareceu na minha vida (sim, ele foi adotado!), foi inevitável meu bem-estar em todos os sentidos se tornar cada vez melhor e maior.
e com o tempo, a cada dificuldade e desafio da vida, sua presença me mantinha firme, e com clareza para continuar a seguir.
e não teve outra né, ele se tornou o meu cão terapeuta – oficialmente chamados de cão de apoio emocional (com a sigla em inglês ESAN – Emocional Support Animal).

oliverthi_oculos_BK

um cão de apoio emocional (ESAN),
também chamado de cão terapeuta, é um animal com fins terapêuticos,
utilizados em tratamentos de doenças psicológicas e psiquiátricas,
que dão apoio através de sua presença
para diminuir os sintomas e muitas vezes trazer a cura.

oliverthi_oculos_BK

aperta o PLAY pro bate-papo lá no canal com o Yuri, que a gente faz um aparado geral sobre a coisa:

oliverthi_oculos_BK

quais são os benefícios?

eles vão muito além da companhia, pois trazem benefícios incontáveis: como a diminuição das taxas de crises (de pânico, ansiedade, medo, depressão, etc), como o auxílio no tratamento ou mesmo como uma razão para viver (em casos mais severos).

está clinicamente comprovado que qualquer animal acalma as pessoas, reduzindo por exemplo, sua frequência cardíaca. assim os sintomas destas doenças podem ser reduzidos apenas com sua companhia.
e claro, além disso, eles são ótimos ouvintes (digo até que o Yuri entende mais de mim do que qualquer outra pessoa, ou eu mesmo!).

outra coisa é que eles servem como distração para pensamentos destrutivos. enquanto estamos com eles, brincando ou conversando, a mente se mantém afastada de tudo o que é negativo, ajudando a recuperação. reduzindo a solidão e claro, aproximando até de novas pessoas para conhecer.

oliverthi_oculos_BK

o que é preciso para ser um cão terapeuta (ESAN)?

basicamente, o cão terapeuta pode ser qualquer animal, raça ou porte, que já viva contigo, ou que você acolha.
porém é recomendado alguns cuidados:
• ser treinado: um treinamento básico de obediência e adestramento lhe garante um dia-a-dia mais fluído e diminui a chances de situações constrangedoras.
• identificação: é sempre bom mostrar que ele é diferente dos outros animais, já que se trata de um cão de serviço. um colete com seu nome e identificação, placas com nomes, etc, sempre são bem vindos.
• ser dócil: esta é meio óbvia, mas vale alertar – com um cãozinho amigável e feliz, os benefícios serão muito melhores, não é mesmo?

oliverthi_oculos_BK

como posso ter um cão de assistência emocional (ESAN)?

primeiramente você deve fazer um tratamento psicológico e/ou psiquiátrico com um profissional de sua preferência, pois o cão terapeuta será parte deste tratamento, auxiliando e trazendo todos os benefícios que te disse aí em cima.
depois disso, você precisa de uma carta oficial do profissional de saúde que declara que a pessoa sofre de uma doença mental e prescreve o animal como parte do tratamento.

 

oliverthi_oque_e_um_cao_de_apoio_emocional_ESAN_cao_terapeuta-2[felicidade na certa: com a companhia de um cão terapeuta,
a vida tem mais gosto e motivos para nunca desistir não vão faltar! ]

 

tipos de cães de assistência

um cão de apoio emocional é um tipo específico na lista de cães de serviço ou assistência.
além deles, existem outros tipos:

• cão-guia: ajuda pessoas com deficiência visual;
• cão ouvinte: indica as fontes sonoras, para pessoas com deficiência auditiva;
• cão de alerta: avisa pessoas doentes, como o cão de alerta para diabéticos e cão alerta de convulsão;
• cão de serviço: ajuda as pessoas com deficiências motoras;
• cão terapeuta: trazem benefícios para saúde física, mental e emocional de pacientes dentro e fora de hospitais (ou asilos);
• cão de serviço psiquiátrico: tem funções similares ao terapeuta, mas dá assistência para pessoas que sofrem com ataques de pânico, estreies pós-traumático, depressão ou autismo;
• cão de alerta de alergia: como o olfato dos cachorros é muito poderoso, eles podem ser treinados para reconhecer cheiros específicos, como glúten ou amendoim. isso ajuda pessoas alérgicas a evitar alimentos que não podem consumir;
• cão de serviço militar: ajuda os soldados, que retornam para casa, a superar o estresse pós-traumático ou deficiências motoras.

oliverthi_oculos_BK

posso ir com ele para qualquer lugar?

pois é… eis a questão! (e muito bom senso).
eles são recomendados para situações diversas, mas a sua companhia a todo momento requer bom senso no quadro clínico de cada paciente.

agora, em situações de alto stress, como viagens longas (de avião, trem, etc), algumas empresas privadas permitem tal acesso.
infelizmente não há nenhuma lei (ainda!) que validem e obriguem os locais a aceitá-los, mas a coisa está mudando.
nos Estados Unidos, existe um acordo nas companhias aéreas, por exemplo, a chamada Air Carrier Access Act (49 U.S.C. 41705 and 14 C.F.R. 382) que permite este acesso para viagens de avião.

o treinamento básico é justamente para que todos (você, ele e as pessoas no mundo!) convivam pacificamente. #PorFavorNé #NãoCustaNada

oliverthi_oculos_BK

é importante ressaltar que ter um cão de assistência emocional não quer dizer que você não precise de um tratamento com um profissional de saúde, ou que você está curado a partir de então.
ele será peça fundamental para a evolução positiva da doença, diminuição de sintomas e até mesmo para sua cura <3

e quanto mais pessoas souberem deste tipo de informação, mais pessoas felizes existiram no mundo!
e claro, leis que favorecem seu livre acesso por todos os cantos – públicos e privados!

para saber mais, alguns links importantes:

o meu animal
cão inclusão
cães terapeutas e seus benefícios
cão terapeuta

 

com carinho,
oliverthi_

oliverthi_oculos_BK

oliverthi_oculos_BK

quer receber cartinhas virtuais de surpresa?

então, manda bala!
e relaxa, eu não vou lotar sua caixa de e-mails ¬¬

seu nome

seu e-mail

comente a vontade :D

pessoas falando <3