#10 cativar (livro tipográfico)

oliverthi_cativar_o_pqueno_principe_baixar_livro_01

mroliver_logo_b

“o essencial é invisível para os olhos”

mroliver_logo_b

não é mesmo?

quem me conhece de verdade, sabe que esta frase me guia por toda a vida, e virou quase um estilo de vida: buscar o que é realmente essencial, em todos os aspectos.

e o projeto da cadeira de Tipografia,  com o professor Fábio, no mestrado que estou fazendo em Design e Cultura Visual, aqui em Lisboa, era simples e complexo: criar um capítulo de um livro tipográfico feito por toda a turma. cada um seria responsável por um, com tema e texto livres, mas que tivesse algum sentido e importância para nós.

não deu outra – Le Petit Prince (O Principezinho) seria minha escolha; e o capítulo, o XXI, onde a clássica e icônica frase que abre este post está escrito.

separe uns minutinhos e entenda cada escolha.
e veja o resultado né? =)

 

BAIXAR-EBOOK

mroliver_logo_b

e guarde na agenda: dia 22/janeiro, o curta-metragem de mesmo título
e que este trabalho serviu de roteiro, estréia no Canal!!!

conceitos

a partir desta clássica frase, retirada do livro Le Petit Prince, de Antoine de Saint-Exupéry, é que a narrativa do projecto se desenvolve: cativar é uma releitura do capítulo XXI da obra, de forma mais simples e direta, apenas com as falas das personagens, e que retrata, em meu ponto de vista e perspectiva, a parte mais importante da história, o ato do cativar.
este livro tem muita importância em minha vida e por isso ele foi escolhido. além de ser o meu favorito, mostra algo em que percebo que deveria ter uma grande atenção nos dias atuais por toda gente – o ato de cativar, da empatia e do conhecer e criar laços.
atualmente vivemos em uma geração hiper conectada, onde todos se mantém ativos e aflitos por fazer mais e mais, porém quase sem conexão humana de real valor, e principalmente signi cados e valores. assim, este fragmento do livro tem o objetivo de ressigni car este sentimento e reapresentá-lo a quem lê. e tudo, de maneira simples e direta, como minha própria loso a de vida.

com conceito minimalista e de poucos elementos, uso da tipogra a para apresentar o texto e também ilustrar os trechos da história, junto a outras ferramentas, como cores em destaque, a forma das personagens e objetos, e um grid (grelha) que se mantém em todo o projeto gráfico.

 

oliverthi_cativar_o_pqueno_principe_baixar_livro_GRID

[visualização da grid (estrutura de criação) usada]

as cores no texto se dividem em duas: a vermelha para a Raposa, e a azul para o Principezinho, distinguindo suas falas e dispensando a necessidade do narrador. Estes mesmos personagens, possuem cores específicas e relacionadas ao texto, e são formados por um único tipo – a letra X – para simpli fiar a compreensão da silueta da imagem. um único detalhe sutil é o nome de cada um deles, que é apresentado ao meio de suas ilustrações, e na língua original da obra (Francês).

no decorrer das páginas, enquanto a história acontece, e o ato de “cativar” é desenvolvido, os blocos de textos e personagens se movem, de forma sutil, e se aproximam, como um teatro; balões de textos e ícones intercalam as ilustrações para exempli car o texto e a essência da história, e simpli ciar a compreesão; até o seu m, com a clássica frase que inicio este texto.

com uma estética vintage, a fonte escolhida – Olivetti – se assemelha aos tipos feitos em uma máquina de escrever, propondo esta conexão com o antigo (resgate) e abusando da simplicidade na estética visual. o objetivo é explorar a simplicidade, o resgate, o bonito e também a elegância do menos e melhor, sem exageros, mostrando apenas o essencial – como a alma principal da história e do livro.

 

oliverthi_cativar_o_pqueno_principe_baixar_livro_02CAT

 

o que me diz? gostou?
comentaê!

 

com carinho,
oliverthi_

oliverthi_yuri_lisboa

oliverthi_oculos_BK

quer receber cartinhas virtuais de surpresa?

então, manda bala!
e relaxa, eu não vou lotar sua caixa de e-mails ¬¬

seu nome

seu e-mail

oliverthi_oculos_BK

comente a vontade :D

pessoas falando <3